RC9 - Os músicos da banda de Roberto Carlos (Ana Lucia Heringer - Jurema de Candia)

DO TEXTO: Primeiro, em 1964, foram chamados de RC Trio tendo o próprio RC na guitarra, Dedé Marquez na bateria e Bruno no contrabaixo.
Ana Lúcia e Jurema de Cândia.

A banda do cantor e compositor Roberto Carlos, vulgarmente designada por RC9, é comparável à famosa trilogia de Alexandre Dumas, intitulada “Os três mosqueteiros”.

Os 3M, que na verdade eram 4, estavam ao serviço do rei de França, Luís XIII, e os RC9, que na verdade são 17, estão ao serviço do Rei Roberto Carlos.

Mas enquanto os 3M enfrentavam grandes inimigos como o Cardeal Richelieu e seus guardas, além dos huguenotes e dos ingleses, inimigos da Coroa francesa, os RC9 são o séquito real que aqui e além fronteiras apoiam Sua Majestade que no trono salpicado por uma miríade de luzes banhadas por nevoeiro sebastianista, é aclamado pelos seus súbditos ao som de instrumentos musicais regidos pelo seu cavaleiro-mor.

No âmbito das comemorações do cinquentenário da coroação do Rei, os RC9 foram recentemente trazidos à estampa através do site
http://www.rc50anos.com.br/com com fotos e breves palavras de apresentação. São essas fotos e essas breves palavras sobre cada um dos 17 elementos que compõem a banda RC9 que aqui reproduzimos com a devida vénia como reconhecimento por tudo quanto têm feito em prol de Roberto Carlos e dos seus fãs.

Alguns dos elementos já foram alvo de enredos fictícios produzidos pelo autor destas linhas, pelo que se aproveitará para também incluir alguns excertos de tais episódios.

A ideia era publicar este trabalho num só documento, porém, isso iria tornar o artigo demasiado extenso e como tal não muito prático para os estimados leitores. Por isso, decidimos dividi-lo por cada elemento do RC9, sendo que em todos manteremos o presente texto.

Primeiro, em 1964, foram chamados de RC Trio tendo o próprio RC na guitarra, Dedé Marquez na bateria e Bruno no contrabaixo. Roberto Carlos passou a ser só o cantor surgindo então o RC 4 com a entrada de Wanderley no piano e Gato na guitarra. Daí entraram os sopros... e o resto é história. Nos dias de hoje é chamada de RC 9. Com vocês: os músicos que acompanham Roberto Carlos!


------------------------

ANA LUCIA HERINGER – Vocal


Ana Lucia Heringer


Na estrada desde os 14 anos, Ana Lucia é cantora e compositora, tendo sido o seu maior sucesso "Desejos e Delírios" gravado por Fabio Jr. Em 1980 recebeu um telefonema convidando para que fizesse parte do coral do RC 9. Pediu demissão do emprego, terminou o noivado e foi abraçar o que descreve como sendo "o seu destino". De lá para cá só nos encanta com sua presença no palco.

----------------------

JUREMA DE CANDIA - Vocal


Jurema de Candia


Essa começou cêdo e aos 14 anos já cantava em conjunto de baile no RJ. De lá até Mª Bethânia, Tim Maia, Martinho da Vila, entre outros, a estrada foi longa. Em 2001 passou a fazer parte do RC 9 mas bem antes disso já era sub das meninas. Hoje O CANTO DO PÃO é sua nova empreitada: PRAZER COM SAÚDE, alimentando o corpo e a alma.

----------------------


NOTA PRÉVIA:

Estava previsto que este artigo fosse inteiramente dedicado a Ana Lúcia Heringer, porém, decidimos incluir também Jurema de Candia. Com efeito, ao procedermos à recolha da matéria relacionada com Ana Lúcia, verificamos que era impossível fazê-lo sem incluirmos Jurema de Candia. É que as duas fazem parte do coro da orquestra de Roberto Carlos, pelo que muito naturalmente andam sempre juntas. Daí que como adiante se constatará, quando uma fala a outra fala logo a seguir, isto se não falarem as duas ao mesmo tempo, ou seja em coro. Ossos do ofício.

Tratando-se de excertos de bate-papos, decidiu-se ainda, para melhor se entender o sentido das intervenções de Ana Lúcia e Jurema de Candia, incluir os diálogos imediatamente anteriores e/ou posteriores.

Os textos completos podem ser lidos clicando nos títulos das respectivas matérias.

-------------------------
…………………………………….

ROBERTO, dirigindo-se à sua equipa: - Gente! Onde anda o Edu, caramba?

ARISTEU, solicito: - Roberto, como você interrompeu nosso ensaio pra telefonar pro Mindo, Edu e Wanderley aproveitaram pra ir tomar um cafezinho e disseram que logo, logo, estariam aqui pra retomar o ensaio.

ROBERTO, sem limite: - “Logo, logo”, pra esses caras são mais de 30 minutos? Já não chega os altos papos que eles têm nas madrugadas das viagens de nossos shows e ainda estão batendo papo em tempo de ensaio!? ME CHAMEM A CARMINHA!!!

JUREMA e ANA LÚCIA, em coro: - Roberto, Carminha saiu pra encomendar as rosas pros shows de Sexta e de Sábado.

ROBERTO, não conseguindo suster um breve sorriso: - Meninas, não precisavam dizer isso em coro. A não ser que tenham aproveitado pra ensaiar, trabalhando, que é coisa que aqui ninguém faz. eheheheheh

JUREMA e ANA LÚCIA, rindo em coro: - Eheheheheh
………………………………….

JUREMA e ANA LÚCIA, mais uma vez em coro: - Roberto, podemos fazer uma pergunta pra você?

ROBERTO, atencioso pras meninas, como sempre, mas não conseguindo disfarçar uma certa dose de impertinência: - Mas é claro que sim. Aliás, vocês ao me perguntarem se podiam me fazer uma pergunta, já estavam fazendo a pergunta eheheheheh. Jurema e Aninha, cês sabem bem que comigo podem sempre perguntar o que for, né!? Mas, por favor, falam uma de cada vez, tá? Não precisam de perguntar em coro, que me faz confusão, mora!

JUREMA, fazendo a Roberto uma pergunta que trazia água no bico: - Roberto, a Carminha falou pra você sobre a equipe?

ROBERTO, pensativo: - Não lembro que Carminha tivesse me dito algo…

JUREMA, indo directa ao assunto: - É que a gente tava pensando em aumento de salário e aí…

ROBERTO, numa de Tio Patinhas: - E aí, Jurema, quando você falou em aumento, pensei até que ia falar em aumento de trabalho, pôxa! Mas ainda bem que a equipe só pensou em aumento de salário. Pior era se quisesse mesmo esse aumento.

ANA LÚCIA, substituindo Jurema que ficou afónica com a resposta do Roberto: - Roberto, mas nós não tamos apenas pensando! Estamos mesmo querendo esse aumento de salário. A vida está cada vez mais difícil, sabe?

ROBERTO, com a sensação de quem já está mexendo no seu bolso: - Aninha, você vem dizer pra mim que a vida tá difícil, mora!? Você não tá vendo que tamos todos aqui reunidos pra resolver um problema bem difícil? ME CHAMEM A CARMINHA!!!

ROBERTO, falando com Armindo: - Oi, Mindo! Cê tá vendo como aqui acontece de tudo? Agora, Jurema e Ana Lúcia, bancaram uma de sindicalistas representando a equipe pra reivindicarem aumento de salário. Isto só pra mim, Mindo! Não queira tar em minha pele, bicho!
………………………………….

JUREMA e ANA LÚCIA, em coro: - Aurino, se sua solução for a de terminar com os bate-papos, esqueça a ideia sem graça. Nós somos fãs do Mindo, viu?

ROBERTO, chamando a atenção de Jurema e Ana Lúcia: - Puxa vida! Eu disse pra ninguém mais falar e vocês se meteram, mora! E ainda pra mais falando em coro. Parem de falar em coro, mora! Que mania!
………………………………….

JUREMA E ANA LÚCIA, em coro: - Roberto, todo mundo se riu porque o normal é pegar dicionário pra consulta e você anda lendo ele como se fosse um romance. Eheheheheh

ROBERTO, indignado com a explicação de Jurema e Ana Lúcia: - Eu já não suporto as meninas sempre falarem em coro, mora! Se o Mindo anda lendo o dicionário, não sei por que razão eu não possa ler, né!? Aurino, continue sua explanação, por favor, tá legal?

--------------------------------



- Splish Splash Teatral – Comédia Robertocarlistica
……………………………………..

JUREMA (pegando no celular) – Oi, Armindo! Cê tá jóia? Faz tempo que a gente não se falava, né? Lembra daquele bate-papo com toda a equipe do Roberto? Nossa! Foi demais! Abração pra você!

ARMINDO – Olá, Jurema! Um abraço pra si também. Prazer em ouvi-la.

ANA LÚCIA (pegando no celular) – Mindo, como vai você? A gente estava procurando Edu e Caê e foi legal pois assim deu pra ouvir sua voz de portuga que faz tempo a gente não ouvia. Eheheheheh

GENIVAL entra em cena, dirigindo-se ao banheiro com cara de poucos amigos

ANA LÚCIA (continuando a falar ao celular com Armindo) - Olhe, tá aí chegando Genival e bem com cara de poucos amigos. Ouça só o que ele está dizendo:

GENIVAL – O que está acontecendo aqui, gente? Roberto tá querendo prosseguir com o ensaio. Eu andei procurando vocês por tudo quanto é sítio e estava até pra desistir quando me lembrei de vir aqui no banheiro. O que se está passando aqui, pôxa?!

JUREMA/ANA LÚCIA (em coro) – Genival cê nem vai acreditar com quem nós támos falando no celular do Edu!

GENIVAL – Vão me dizer que estão falando com o D. Pedro que já morreu há mais de 170 anos?

JUREMA/ANA LÚCIA (em coro) – Não é com ele mas com outro portuga que também é meio brasuca. Eheheheheh
…………………………………

CAETANO VELOSO (descobrindo a pólvora) – Gente! Tenho uma ideia! Um de nós se senta no colo de Genival que está sentado no sanitário e aí o espaço aqui no banheiro fica mais livre.

ROBERTO CARLOS – E quem você está pensando se sentar no colo de Genival? Vai me dizer que é você, bicho?

CAETANO VELOSO – Como posso se estou longe do Genival? Quem está mais pertinho dele é Jurema. Aí ela podia…

JUREMA (indignada) - Saia dessa, Caê! Nem pense numa coisa dessa!

TODO MUNDO RINDO EM CORO: - Eheheheheheheh
………………………………

ANA LÚCIA – Wanderley se você espreitar pelo buraco da fechadura cê logo vai ver que logo, logo, vamos ter que respirar aqui!

WANDERLEY – Ana Lúcia, eu estou espreitando mas com todo mundo aí não tá dando pra ver quem está usando o sanitário.

TODO MUNDO RINDO EM CORO: - Eheheheheheheh

ANA LÚCIA – Wanderley, quem disse pra você que alguém táva usando o sanitário?

WANDERLEY – Cê falou que logo, logo, iam precisar de respirar, e aí…

GENIVAL (reclamando) – Wanderley, quem está sentado no sanitário sou eu, mas só pra arrumar espaço aqui no banheiro, viu?

……………………………….


CARMINHA – Roberto tá no banheiro com Ana Lúcia? Fazendo o quê?

WANDERLEY – Carminha, o que acontece é que…

ROBERTO CARLOS (interrompendo Wanderley) – Carminha, cê tá aí?

CARMINHA – Estou aqui só pra saber se você vai demorar aí muito tempo com Ana Lúcia. O pessoal quer retomar o ensaio e desse jeito não tou vendo a hora.

JUREMA – Oi, Carminha! Eu também tô aqui, viu? Ainda bem que você não está aqui no banheiro. Na certa você não ia aguentar a parada.

CARMINHA – Roberto, você me desculpe mas eu vou falar pro resto da equipe que hoje não há mais ensaio, porque você tá querendo ficar no banheiro com Ana Lúcia e Jurema!

………………………………

A SEGUIR:
ANTÓNIO WANDERLEY

POSTS RELACIONADOS:
1 Comentários

Comentários

  1. Olà Mindo!estas passagens dos teus bate papos hoje aqui postados foi uma exelente ideia para um gajo continuar o ano 2010 com o rizo nos làbios.Mas hoje tambem é bom recordar que é o dia do teu aniversàrio por isso este é o teu dia e eu nao vou falhar em levantar uma taçà de champagne à tua saude e dizer-te que és realemente o formidavel patraozinho deste blog e que te queremos guadar muitos anos porque eu sei que ainda tens muitas coisas guardadas junto com os teus colaboradores para nos destrair e nos fazer rir.Mais uma vez vou-te dizer feliz aniversario bébe pouco agora porque quando nos encontrar outra vez festejamos de novo o teu e o meu ao mesmo tempo com aquele vinho que a gente sabe o que mais tudo tambem conhece qual é mas pra agora nao chupa nada.Abraços

    ResponderEliminar