RC9 - Os músicos da banda de Roberto Carlos (Jorge Berto)

DO TEXTO:
Jorge Berto em palco.


A banda do cantor e compositor Roberto Carlos, vulgarmente designada por RC9, é comparável à famosa trilogia de Alexandre Dumas, intitulada “Os três mosqueteiros”.

Os 3M, que na verdade eram 4, estavam ao serviço do rei de França, Luís XIII, e os RC9, que na verdade são 17, estão ao serviço do Rei Roberto Carlos.

Mas enquanto os 3M enfrentavam grandes inimigos como o Cardeal Richelieu e seus guardas, além dos huguenotes e dos ingleses, inimigos da Coroa francesa, os RC9 são o séquito real que aqui e além fronteiras apoiam Sua Majestade que no trono salpicado por uma miríade de luzes banhadas por nevoeiro sebastianista, é aclamado pelos seus súbditos ao som de instrumentos musicais regidos pelo seu cavaleiro-mor.

No âmbito das comemorações do cinquentenário da coroação do Rei, os RC9 foram recentemente trazidos à estampa através do site
http://www.rc50anos.com.br/com com fotos e breves palavras de apresentação. São essas fotos e essas breves palavras sobre cada um dos 17 elementos que compõem a banda RC9 que aqui reproduzimos com a devida vénia como reconhecimento por tudo quanto têm feito em prol de Roberto Carlos e dos seus fãs.

Alguns dos elementos já foram alvo de enredos fictícios produzidos pelo autor destas linhas, pelo que se aproveitará para também incluir alguns excertos de tais episódios.

A ideia era publicar este trabalho num só documento, porém, isso iria tornar o artigo demasiado extenso e como tal não muito prático para os estimados leitores. Por isso, decidimos dividi-lo por cada elemento do RC9, sendo que em todos manteremos o presente texto.





Primeiro, em 1964, foram chamados de RC Trio tendo o próprio RC na guitarra, Dedé Marquez na bateria e Bruno no contrabaixo. Roberto Carlos passou a ser só o cantor surgindo então o RC 4 com a entrada de Wanderley no piano e Gato na guitarra. Daí entraram os sopros... e o resto é história. Nos dias de hoje é chamada de RC 9. Com vocês: os músicos que acompanham Roberto Carlos!


----------------------


JORGE BERTO - Trombone




Em 1977 quando participava da 1ª montagem da Ópera do Malandro ficou sabendo que estariam selecionando músicos para tocar com RC. Fez o teste, passou mas foi só em 1986 que entrou definitivamente no RC 9. Músico desde os 10 anos de idade com formação popular e clássica participou desde a banda do Corpo de Bombeiros (1969) até a orquestra do Theatro Municipal do RJ (1979) de onde se aposentou ano passado.


-------------------------


NOTA PRÉVIA:


A matéria que a seguir publicamos, trata-se de bate-papos onde Jorge Berto interveio. Para melhor se entender o sentido das suas intervenções, incluímos, também, os diálogos imediatamente anteriores e/ou posteriores.


- XXV Bate-papo entre Roberto e eu - RC e sua equipa desvendando o mistério sobre a verdade da mentira

7 de Maio de 2008, quarta-feira, 11,07h
.....................................................

ROBERTO, perplexo, vocifera: - Vocês estão todos se rindo, do quê, carago, digo, caramba!? ME CHAMEM A CARMINHA!!!

TODO O PESSOAL, NÃO SE CONTENDO, VOLTA A RIR EM CORO: - Eheheheheh

JORGE BERTO, ainda a rir-se: - Eheheheheh Roberto a gente se riu porque você disse carago como o portuga do Armindo costuma dizer. Eheheheheh
………………………………….

ROBERTO, prosseguindo na sua determinação: - Onde é que eu ia, gente?

JORGE BERTO, numa de querer ajudar, só complicando: - Roberto, que eu saiba você hoje não ia a sítio nenhum. Só vamos ter shows em São Paulo na Sexta e no Sábado.

ROBERTO, pedindo socorro: - GENIVAAAAAALLLLLL !


----------------------------


A SEGUIR:

LUÍZ CARLOS ISMAIL - Vocal


POSTS RELACIONADOS:
1 Comentários

Comentários

  1. Olà Mindo!o pouco que disse Jorge Berto neste bate papo, foi suficiente para por R.C.num estado de furia. Ainda bem que eles sao todos gajos fiches e tentam, sempre recuperar o erro que tiveram, muitas vezes nao o conseguindo mas o que enterça, é que os bate papos sejam animados, para a malta se devertir mesmo.E tu isso sim que o consegues fazer cada vez que os inventas.Mindo continu-as de parabens por tudo que estas realisando para toda a banda, é com muito respeito e muito carinho.Abraços

    ResponderEliminar